sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Bem-estar felino, dúvidas frequentes…

As consultas com gatos têm vindo a aumentar e não são poucas as vezes em que há desconhecimento, nomeadamente de princípios básicos no que respeita ao bem-estar felino.

Como deve estar organizado o seu habitat? Como e o que comunica? Qual é a alimentação mais adequada? São algumas das dúvidas que podem dar origem a desequilíbrios e até a doenças.

O gato gosta do seu território bem organizado: zona das refeições bem separada da caixa de areia, local para beber à parte e de preferencia em materiais que não o plástico. Deve ter um local tranquilo para descansar e uma zona de lazer com arranhador, esconderijos e objetos que estimulem brincadeiras.

No que toca a comunicar, o gato é muito expressivo: desde diferentes posturas corporais (ex: rebolar no chão quando vê o tutor significa submissão; agitar vigorosamente a cauda indica irritação); posturas da cabeça (ex: orelhas levantadas e viradas para os lados com olhos semicerrados diz-nos que está zangado, por outro lado, olhos arredondados com orelhas eretas e abertas para a frente, é sinónimo de gato calmo). Comunica muito também com sons (ex: ronronar nem sempre quer dizer que está bem, pois pode indicar apenas submissão e até pode estar com dor, tem também diferentes tipos de miar que tanto podem indicar queixa, pedido ou recusa). Usa ainda a marcação territorial com fezes e principalmente urina (a esterilização precoce evita este comportamento), arranhadelas, feromonas, como forma de manifestar a sua presença em diversos contextos (maior ou menor ansiedade, emoção excessiva, simples aceitação/integração relacionada com o seu bem-estar, etc.).

Quanto à alimentação, atualmente está recomendado alimento comercial de elevada qualidade, estritamente para esta espécie e que respeita as diferentes fases da vida do gato (crescimento, adulto, adulto esterilizado, sénior, e ainda alimento para situações de doença). O gato deverá fazer pequenas refeições ao longo do dia, respeitando a dose total diária recomendada por cada marca. Muito importante também será ter sempre água fresca à disposição.


Recomendo cada vez mais uma consulta ao veterinário idealmente antes ou logo que adquire este magnífico companheiro, pois as particularidades desta espécie são mesmo muitas!

Sem comentários:

Enviar um comentário