quinta-feira, 1 de março de 2018

Agressividade por dominância no cão?


Estudos relativamente recentes demonstram que a teoria do “cão agressivo por dominância” está errada!

A ideia de que o nosso cão quer “mandar lá em casa” cai por terra quando se prova que nem nos lobos (de onde o cão descende e se fazem analogias comportamentais) isso acontece, tal como não acontece em cães assilvestrados (errantes ou vulgarmente chamados “vadios”). 

O cão apenas mostra preferencia por determinado recurso (comida, tutor, sofá, objeto, …) e “graças” à nossa ideia pré concebida de que “ele já está a caminho de concretizar o seu plano de líder”, vamos agir coercivamente  e “mostrar-lhe quem é que manda”.

É claro que começamos logo mal. O risco de provocarmos medo ou ansiedade é muito alto, o que poderá potenciar comportamentos verdadeiramente indesejados comprometendo o bem-estar de todos.

É muito importante perceber desde cedo como pensa e age o cão. Engane-se quem pensa que o cão nos vê como mais um da matilha e nunca assuma que ele pensa como nós. “Eles não têm maldade, não fazem nada para se vingarem e muito menos estão interessados em serem os chefes lá de casa”. 

Por muito que ao ler este texto tenda a pensar o contrário, pois há todo um peso cultural erradamente instituído e cultivado por programas televisivos, literatura que ainda circula e treinadores menos atualizados, pode ter a certeza que se temos agressividade no nosso cão, não será recorrendo a técnicas coercivas que a vamos anular.

À partida (ainda sem problemas comportamentos) há de facto cães mais ou menos confiantes e cães mais menos educados. 
O grande problemas somos nós, seres humanos, que tentamos educar sem termos adequada formação, podendo mesmo induzir problemas em vez de soluções, sendo que o ideal é  fazermos uma boa prevenção.


Recomendo mais uma vez a frequência de locais onde se ensina recorrendo a técnicas de reforço positivo e onde a metodologia de trabalho seja clara e devidamente fundamentada. 

Sem comentários:

Enviar um comentário