sexta-feira, 16 de março de 2018

Leishmaniose, a nossa realidade



A leishmaniose é uma doença causada por um protozoário, Leishmania, transmitido através da picada de um inseto, Phlebotomus, parecido com um mosquito muito pequeno (2 a 3mm), e que se estima ter elevada prevalência na população canina do nosso país.

Em Viseu, Seia e Oliveira de Frades continuamos a ter registos desta doença! (Dados de clínicas/hospital do Grupo HVV).

É preciso ter em conta que a leishmaniose ainda não tem cura, embora já a consigamos transformar numa doença crónica que, com cuidados de medicação e vigilância para toda a vida, pode inclusive ficar assintomática.

A prevenção é o ponto chave!

Até há bem pouco tempo, era bastante mais complicado evitar esta doença.
Hoje em dia, temos ao dispor vários produtos com ação repelente do inseto transmissor e o mais importante é que podemos fortalecer o sistema imunitário do nosso cão especificamente contra esta doença.
O mais recente avanço está na área da imunologia, mais precisamente numa vacina que em apenas uma dose de primovacinação induz proteção de cerca de 72% ao fim de 28 dias, não estando descritas quaisquer reações vacinais com significado clínico. Da nossa experiência podemos afirmar que das 107 administrações, desta nova vacina, que fizemos no último ano, apenas tivemos um caso de prurido passageiro (segundos) no local da inoculação.
Importa também referir que o custo desta primovacinação é substancialmente menor do que o custo usando a outra vacina existente, em que são precisas três doses de primovacinação.
Ter também presente que devemos associar sempre um desparasitante externo cujo espectro de ação abranja o flebótomo. Podemos ainda usar uma solução oral, também ela estimulante do sistema imunitário, que obedece a requisitos específicos de utilização (toma diária durante 2 meses do ano: junho e outubro).

Sem comentários:

Enviar um comentário