Odiado por alguns e cada vez mais amado por muitos, chegou a altura de escrever sobre ele.
Diria para já que é um animal subtil, astuto e altamente influenciador do seu tutor.
Tenho testemunhado como clínica e também como sua tutora, o poder que têm: é mais fácil o seu tutor aderir a planos de tratamento ideais, do que por ex. o tutor do cão; mais rapidamente nos vemos a satisfazer alguma vontade sua do que uma nossa, já para não falar da tolerância em relação a algum comportamento que nos desagrade…
Não podemos dizer que não gostamos dele sem verdadeiramente nunca termos tido um!
Desde a antiguidade que se conhece a sua aliança com o Homem: o afastamento de pragas, a proteção de alimentos, a companhia e por certo inspiração de grandes Homens da filosofia, pintura, ciência, cinema, literatura... aos quais devemos muitos dos avanços como civilização moderna.

Já todos descobriram que me refiro ao admirável gato!
Para além das meiguices e de todos os seus benefícios, para mim, viver com um gato é ter um pouco da terra berço, um pouco de África, um pouco do ambiente das esperas/emboscadas de caça, da calma das savanas com longas sestas... Sejam pretos, brancos, laranjas, tigrados... eles são de facto belos e misteriosos tendo como que um poder sobre nós, humanos, capaz de nos devolver à mãe Natureza com a sua simples presença...
Dra. Isabel Maia
Médica Veterinária
Grupo HVV – Hospital Veterinário Viseu
Sem comentários:
Enviar um comentário