Odiado por alguns e cada vez mais amado por muitos, chegou a altura de escrever sobre ele.
Diria para já que é um animal subtil, astuto e altamente influenciador do seu tutor.
Tenho testemunhado como clínica e também como sua tutora, o poder que têm: é mais fácil o seu tutor aderir a planos de tratamento ideais, do que por ex. o tutor do cão; mais rapidamente nos vemos a satisfazer alguma vontade sua do que uma nossa, já para não falar da tolerância em relação a algum comportamento que nos desagrade…
Não podemos dizer que não gostamos dele sem verdadeiramente nunca termos tido um!
Desde a antiguidade que se conhece a sua aliança com o Homem: o afastamento de pragas, a proteção de alimentos, a companhia e por certo inspiração de grandes Homens da filosofia, pintura, ciência, cinema, literatura... aos quais devemos muitos dos avanços como civilização moderna.
É curioso, no entanto, o desconhecimento sobre as suas necessidades mais básicas: colocamos água e comida lado a lado com o seu WC bem perto, e para “arrumar” tudo em beleza juntamos a sua cama... Culminamos o nosso “jeito” para ele, aplicando-lhe uma coleira com um gizo “oferecendo” aviso às suas presas...Que frustrante deve ser para quem tem nos seus genes um marcado comportamento de caça, precisando de o expressar para estar em equilíbrio, e não o pode manifestar corretamente, pois o silêncio seria chave no sucesso das suas emboscadas!
Já todos descobriram que me refiro ao admirável gato!
Para além das meiguices e de todos os seus benefícios, para mim, viver com um gato é ter um pouco da terra berço, um pouco de África, um pouco do ambiente das esperas/emboscadas de caça, da calma das savanas com longas sestas... Sejam pretos, brancos, laranjas, tigrados... eles são de facto belos e misteriosos tendo como que um poder sobre nós, humanos, capaz de nos devolver à mãe Natureza com a sua simples presença...
Dra. Isabel Maia
Médica Veterinária
Grupo HVV – Hospital Veterinário Viseu
Sem comentários:
Enviar um comentário