sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Puppy Classes - O que são? Para que servem?


Com a abertura do ano letivo, olhamos com mais atenção para a educação e seu impacto no bom funcionamento da atual sociedade, que conta com vários intervenientes entre eles o fiel amigo cão.
Viver dentro de casa com o nosso cão, partilhando as nossas rotinas e criando as suas, deixou de ser tabu. Hoje em dia saímos com o cão ao parque e de férias (ou optamos por deixá-lo em hotel canino, onde é bom que seja pelo menos sociável…), levamo-lo à escola a buscar os filhos (seus inseparáveis companheiros de muitas brincadeiras) e até já o levamos a alguns cafés e restaurantes. Vivemos em apartamentos com ele, onde naturalmente nos cruzamos com vizinhos bípedes e não só…
Saber estar connosco e bem comportar-se em sociedade é fundamental para todos, em particular para o cão.
Será que sabemos exatamente qual o melhor método de aprendizagem e qual a melhor altura para iniciar de forma consistente a educação do cão?
É natural que surjam dúvidas e não basta saber que o método de aprendizagem atualmente aceite se baseia no reforço positivo, assim como não chega ter a noção que é desde cedo que se ensina a nossa mascote. É assim determinante para o desenvolvimento de um cão adulto equilibrado que se inicie o processo educativo assim que ele chega ao lar, ou seja, por volta das 8 a 10 semanas de idade. A fase sensível de desenvolvimento em que se encontra, período de socialização, é riquíssima em capacidade de aprendizagem marcante para o futuro caráter do cão. 
Neste contexto e para ajudar os tutores surgiram as Puppy Classes, que não são mais do que turmas para cachorros e seus tutores onde se ensinam princípios fundamentais sobre o comportamento do cão, enquanto se dão as primeiras indicações em treino e se trabalha adequadamente a socialização.
Os benefícios destas aulas estão cientificamente descritos e comprovados, sendo atualmente consideradas importantíssimas para o bom desenvolvimento do cachorro, diria mesmo que fazem parte dos cuidados básicos de medicina preventiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário