sexta-feira, 26 de abril de 2019

Comportamento do cão


O que fazer quando o meu cão se torna agressivo na minha presença?

Não são poucas as vezes em que nos deparamos com o nosso cão a mostrar sinais de agressividade (ladrar intensamente, rosnar e até tentar morder) a quem se aproxima, seja a outros cães ou a pessoas, principalmente quando está junto a nós. 

O cão tende a proteger os recursos que considera importantes. O seu território, o alimento, o local preferido de descanso, um brinquedo, o seu tutor, … podem ser recursos valiosíssimos! 

Consoante o temperamento do nosso cão (mais confiante ou mais submisso—também denominado apaziguador) podemos ter manifestações mais ou menos preocupantes. Se ele é muito confiante devemos evitar entrar em choque, podendo a castração levar a uma atenuação da agressividade ou mesmo eliminá-la. 
É também um erro clássico, na presença de conflito entre cães, repreendermos o agressor afagando o agredido… Tal atitude só vai escalar a agressividade não permitindo que a paz seja alcançada pelo estabelecimento duma hierarquia estável. Se os cães tiverem oportunidade de manifestar o seu padrão de comportamentos ritualizados de dominância e submissão perante o recurso que despoletou o conflito, por norma resolvem-no na perfeição. Tanto mais rápido e sem consequências de maior tal acontecerá, se formos nós o recurso disputado e nos afastarmos.
No caso de agressividade dirigida a pessoas, que muitas vezes entram em pânico exibindo atitudes percecionadas pelo cão como desafiantes reforçando ainda mais a sua ação agonista, devemos segurar bem o cão, sem o repreender, acalmar o potencial agredido dizendo-lhe que ignore e não olhe o cão nos olhos nem comece a correr. Não esquecer o uso de açaimo que pode facilmente ser bem tolerado se associado a passeios e biscoitos próprios para mais intenso reforço positivo!

Existem ainda muitas outras estratégias… O ideal será consultar o veterinário mais ligado ao comportamento animal que, desde o aconselhamento ou não da castração; à alteração de rotinas e atitudes nossas; à instituição de uma alimentação/suplementação ou até mesmo medicação; assim como recurso a treinos específicos, fará a melhor abordagem ao problema.

Sem comentários:

Enviar um comentário