sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Junior classes | A importância da educação e treino…


Desde cedo devemos promover a educação dos nossos animais de companhia de modo a termos adultos equilibrados e mais felizes.
O período a partir das 8 semanas de idade até às 14 a 16 semanas (dentro da fase ontológica da socialização) está referenciado como  sendo a altura ideal para começarmos a ensinar o nosso cachorro. Urinar no sitio certo, introdução do passeio à trela, habituação a diversos estímulos, diminuição do stress causado pela ausência do tutor e manipulação da mascote para que se habitue às idas ao veterinário, são exemplos de aprendizagens que os nossos animais de companhia devem fazer. Tudo isto deve ser gradualmente aprendido idealmente até aos 4 meses de idade e depois treinado e, se possível, desenvolvidos outros conhecimentos por toda a vida. Existem já Puppy Classes (turmas para cachorros em fase de socialização onde a capacidade de aprendizagem é elevadíssima) que vieram introduzir alguns destes temas. Contudo, nem sempre os tutores conseguem ensinar o seu cachorro nesta fase, porque nem sempre há tempo, ou por simples desconhecimento e consequente perda deste precioso período de aprendizagem. 

De forma a expandir o conhecimento e colmatar a falta de turmas pós Puppy Classes, surgem as Junior Classes. Estas aulas são direcionadas para cachorros a partir das 14 semanas até aos 10 a 12 meses de idade. Aqui o cachorro tem oportunidade de continuar ou até iniciar a sua formação, treinando regras de convivência básicaem grupo. A socialização com animais e pessoas, habituação a outros ambientes, comandos básicos de obediência e estimulação cognitiva são também trabalhados. Para frequentar estas turmas é importante que o cachorro seja minimamente sociável e tenha os planos vacinais e de desparasitação em dia. 
Tenhamos presente que se queremos os nossos animais de companhia a frequentar espaços públicos, não basta criar leis, é forçoso que os/nos eduquemos com regras de boa convivência.

Sem comentários:

Enviar um comentário