quinta-feira, 27 de setembro de 2018

ATL para cães?

Certamente conhecemos alguém que abdicou de ter um animal de companhia por não conseguir conciliar com as suas rotinas, ou que desejasse estar mais descansado ao longo do dia sabendo que a sua mascote está mais feliz…
O conceito “ATL para cães” vem dar resposta a estes e outros problemas.
É conhecido o termo ATL aplicado a crianças, mas no que toca a animais esta tendência ainda é novidade. No fundo funciona nos mesmos moldes: os tutores podem deixá-los durante o dia e seguirem descansados para as suas atividades. No serviço de ATL devem permanecer técnicos qualificados que assegurem o bem-estar das mascotes. O papel destes profissionais é, também, analisar o caráter e temperamento de cada um de modo a conseguir organizar turmas equilibradas. Locais que disponibilizam serviços deste género, devem ter, para além de uma boa área livre para “correrias”, espaços individualizados para a mascote descansar (o cão dorme em média 12 a 14h por dia). É fulcral que as mascotes sejam sociáveis, tenham protocolos vacinais e de desparasitação em dia, pois só desta forma é possível garantir a segurança de todos.

Animais que ficam sozinhos por longos períodos podem desenvolver problemas comportamentais como “ansiedade por separação”, ou mesmo entrar em depressão. Frequentes são também as queixas de destruição em casa. 
Como resolver? 

O ATL poderá ser uma solução. Para além de manter as mascotes ocupadas e estimuladas, é excelente para promover a socialização e desenvolver a cognição. 

Sem comentários:

Enviar um comentário