É muito interessante observar o comportamento animal...
Comportamento de eliminação é todo aquele que se relaciona com os atos de defecar e urinar.
Defecar e urinar são atos fisiológicos e autorreforçados, uma vez que produzem uma sensação prazerosa de alívio. Preferencialmente, o cão e o gato não eliminam onde comem, dormem e também preferem zonas limpas, com um substrato (tipo de superfície) seco e mais absorvente, apenas com algum indício onde tenham eliminado das últimas vezes (mais no caso do cão).
Existem diferenças comportamentais significativas nos “rituais” de eliminação entre as duas espécies, o que não irei abordar dada a extensão dessa matéria e o que é mais importante reter hoje. Naturalmente as mascotes são “limpas” e quando orientadas do modo que lhes é mais agradável (de acordo com o seu próprio repertório), manifestam formas de estar em sociedade bem mais respeitadoras do que as nossas.
Penso não haver ninguém que fique indiferente aos muitos “presentes” que quase calcamos, “eu até já pisei!”, por passeios, parques, praias, dunas, ... e que num primeiro pensamento não repudie a falta de civismo dessas pessoas que se dizem amigas dos animais passeando-os “despreocupadamente” e que depois os deixam à mercê de maus julgamentos... “Vá lá... não custa assim tanto e, podem crer, até nos fica bem sairmos com uns saquinhos nos bolsos para alguma eventualidade!”. O ideal seria existirem WCs para as nossas mascotes (já vão existindo em algumas localidades, poucas, em Portugal), o que é bem mais higiénico, fácil entender e fixar que é sempre ali que se “relaxam os esfíncteres”.
Dra. Isabel Maia
Médica Veterinária
Grupo HVV – Hospital Veterinário Viseu
Sem comentários:
Enviar um comentário