A eutanásia é-nos ensinada e devidamente explicada durante o nossa formação enquanto médicos veterinários. Por nossa vontade nenhum animal é eutanasiado sem que esteja irremediavelmente comprometida a sua qualidade de vida!
É de facto de extrema importância que um tutor acompanhe e ajude, sempre da melhor forma, o seu animal de companhia. Também na agonia do fim da vida é preciso ter coragem para tomar decisões, sempre difíceis, mas absolutamente necessárias no sentido de suavizarmos o mais possível a partida de quem nos é muito querido e sabemos ter entrado numa última e irreversível fase da sua existência. Muitas vezes me pergunto se será justo prolongar determinadas situações... Compreendo, no entanto, quem desesperadamente busque soluções e precise de tempo para perceber, sobretudo aceitar, que certas perdas são mesmo inevitáveis mas que, podem crer, sempre aprendemos e crescemos com elas!
Homenageio aqui quem corajosamente ajuda o seu companheiro até ao último momento e depois de tudo tentar, opta, com muito amor, por um sono eterno...
Fisicamente eles podem partir, mas ficam para sempre as suas brincadeiras, lambidelas, meiguices, até os seus arranhões e sempre, sempre, a sua incondicional companhia!
Dra. Isabel Maia
Médica Veterinária
Grupo HVV – Hospital Veterinário Viseu
Sem comentários:
Enviar um comentário