quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

E no Natal chegou o animal de companhia…


Não vem nenhum mal ao mundo desde que tenha sido uma decisão bem pensada, nunca por impulso!
Nesta altura do ano, é relativamente frequente sermos abordados acerca dos planos de vacinação e desparasitação mais adequados ao novo elemento da família. Sim, podemos falar deste modo uma vez que os animais de companhia não são coisas e são já classificados como seres sencientes, capazes de ter sentimentos de medo, dor, felicidade, prazer, com direito a serem respeitados e devidamente cuidados.
Tal como nós, humanos, é muito importante fazer desde cedo uma boa prevenção de doenças e parasitoses. No cão e no gato (animais de companhia mais representativos) esta prevenção deve iniciar-se logo no primeiro mês de vida no caso da desparasitação e no segundo mês no caso da vacinação.
Atualmente, para além dos planos básicos de medicina preventiva, a tendência é ajustar a cada mascote um plano mais ou menos reforçado de acordo com a sua origem, particularidades, estilo de vida, local onde vive, etc.
Dúvidas sobre o tipo de alimento, cuidados de higiene, utensílios/enxoval necessários, educação e treino, são também bastante frequentes. 
Em relação à alimentação o meu conselho vai para um alimento composto (vulgarmente designado por ração) de elevada qualidade (premium). É mais seguro e equilibrado (é testado cientificamente) e permite maior comodidade na nossa vida atual bastante agitada (não precisamos, nem devemos cozinhar para eles). 
Outro pilar importante, diria até determinante, é a aposta na educação e treino. A frequência de uma Puppy ou Kitten Class (cachorros ou gatinhos respetivamente), é de extrema importância para uma boa socialização, aprendizagem de mascotes e tutores sobre a melhor educação e comportamentos, de modo a termos animais de companhia adultos equilibrados e tutores mais informados e responsáveis.

Nada melhor do que se dirigir ao veterinário o mais cedo possível (idealmente antes de adquirir a mascote) para saber exatamente o que, quando e como deve fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário