sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Vacinação e desparasitação no gato

O gato está cada vez mais presente nos lares portugueses, tendendo mesmo a ultrapassar o cão na clássica função de animal de companhia. No dia a dia clínico verifico ainda muito desconhecimento em relação aos cuidados especiais que este felino precisa, nomeadamente em aspetos tão básicos como a vacinação e a desparasitação.

Quando desparasito o meu gatinho?

Por norma a desparasitação interna deve ser feita a partir das 2 semanas de idade, repetindo de 15 em 15 dias até aos 3 meses, depois mensalmente até ao meio ano e posteriormente de 3 em 3 meses. No entanto este regime e os produtos a utilizar podem sofrer alterações de acordo com o estado de saúde e estilo de vida do gato. Neste caso o médico veterinário far-lhe-á um programa específico.
A desparasitação externa mais corrente é feita mensalmente podendo, de acordo com o produto escolhido e rotina de vida do felino, ser mais espaçada. 
Existem várias apresentações de desparasitastes internos e externos (existindo já estas 2 funções em 1 só apresentação) que facilitam muito a administração/aplicação em caso de gatinhos mais difíceis, não havendo desculpa para não os proteger;  

Quando e que vacinas faz o meu gato?


Por volta dos 2 meses deve iniciar o plano vacinal. Fará uma vacina polivalente contra as principais doenças respirarias e intestinal que o podem afetar, sendo reforçada após 3 a 4 semanas, seguida de revacinação anual. Se tiver acesso ao exterior, é recomendada a vacina contra a leucose felina com os respetivos reforços. Poderá fazer ainda a vacinação antirrábica, em particular se viajar.

Sem comentários:

Enviar um comentário