Ainda relacionado com a polémica das alterações climáticas...
Um estudo recente diz que existem cerca de 5200 espécies de animais em risco de extinção (dados da União Internacional para a Conservação da Natureza).
Preservar a Natureza é urgente! É a biodiversidade que está em causa e é já uma questão de lógica da nossa própria sobrevivência enquanto animal que partilha este Espaço.
Sabe-se que a biodiversidade é fundamental para o equilíbrio da vida na Terra. Sempre que uma espécie se extingue é uma peça do puzzle que se perde, pondo em risco o significado final do quadro da Vida.
Temos de nos envolver preservando a natureza, reciclando, não poluindo, preferindo energias renováveis e ajudando/(in)formando o próximo!
Ainda que pareça pouco o que cada um pode fazer e isso o desmotive, lembrar que “o muito é feito de muitos poucos”.
Em relação ao veterinário que dedica a sua vida aos animais de companhia e qual o seu direto papel neste terrível cenário enquanto profissional, deixo uma pequena história...
“Certo dia alguém fez a seguinte pergunta a um médico veterinário:
-Se o mundo está tão mal, havendo tanta gente doente e a morrer, porque é que desperdiça o seu tempo com animais?
E a resposta pronta foi:
-Se há tanto animal doente, incluindo animais e pessoas a morrer devido a nós, seres humanos, porque é que eu hei de desperdiçar o meu tempo com quem nos destrói?”.
Sim, é urgente cuidar de todos os animais, sendo que os mais “doentes” e porventura a precisar de cuidados mais “profundos” sejamos mesmo nós, os humanos…
Termino com o forte desejo que um dia se concretize a frase de Louis Pasteur: “a medicina cura o homem, a medicina veterinária cura a humanidade”.
Sem comentários:
Enviar um comentário